O Instituto das Artes e da Imagem participa este ano no projecto “Escolas no teatro”, promovido pelo Teatro Nacional de São João. Criando projectos de interdisciplinaridade entre as disciplinas de Oficinas de Produtos Multimédia, História e Cultura das Artes e Português, os alunos participantes propõem-se realizar intervenções (na área da fotografia e do vídeo), ao longo de um conjunto de visitas ao espaço físico do teatro e aos bastidores da peça “A Antígona”.
De Setembro até final de Outubro, numa primeira fase, a organização do TNSJ e os professores responsáveis delimitaram o projecto curricular, definiram objectivos e programaram estrategicamente as visitas necessárias para a realização dos trabalhos práticos.
A partir de Março, os alunos do IAI e os professores iniciaram as suas deslocações até às instalações do TNSJ. Nesse ambiente, sensibilizaram-se os intervenientes do projecto para uma realidade diferente daquela que estão habituados: os bastidores de uma peça de teatro e a metodologia de trabalho inerente a qualquer obra cénica, que o espectador comum frequentemente ignora.
Após uma reflexão sobre toda uma dinâmica inerente ao desenvolvimento da peça teatral “A Antígona”, os alunos em questão registaram vídeo e fotograficamente o seu ensaio geral, que decorreu dia 19 de Março do corrente ano. No início do terceiro período, os grupos de trabalho irão editar toda a informação recolhida de forma a ser possível apresentar os projectos finais na exposição que irá decorrer entre os meses de Maio e Julho.













